quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O ESPIRITISMO E AS RELIGIÕES




O Espiritismo, propriamente dito, não tem absolutamente nada contra as outras religiões. Apenas tem uma filosofia que tem como base o raciocínio. Allan Kardec não aprovava nada que não fosse através da razão.

O Espiritismo não é Igreja ou Templo. Mas sim uma casa de auto melhoria. Na qual as pessoas buscam nas obras codificadas consolo para sua vida e resposta para a vida. Muitos quando eu falo que o espiritismo não é igreja irá me criticar, e usarão como argumento: ah! mas existe Centro Espírita. é isso ai. Um Centro, instituto, não templo. Pois o espiritismo tem sua ordem mas não põe hierarquia, nem estabelece nenhum sacerdote que seja merecido respeito maior ou idolatria, submissão. No centro espírita o respeito deve ser a todo mundo.

O Espiritismo não é contra o Catolicismo.
Nossa Doutrina diz que não é necessário nenhum tipo de Amuletos e talismãs. Mas não diz que não seja válido. Muito pelo contrário. A doutrina diz que: se o homem acredita no poder da pedra, deixe ele acreditar. Até que um dia ele possa ver se é necessário aquilo ou não. Por isso vemos muitos que se dizem espíritas falarem mal de outras filosofias espiritualistas. Ao invés disso esses que se dizem espíritas devem lutar continuamente pelo Amor.

O Espiritismo não é contra a Homossexualidade.
nossa doutrina, nem a literatura espírita concorda ou discorda. Apenas diz que o espírito que apresenta traços de sexualidade oposta da sua, é que ele ainda não conseguiu se desprender do outro sexo e por isso tem tendência a gostar de pessoas do mesmo sexo. O importante para a doutrina não é se o espírito quando encarnado é heterossexual ou homossexual e sim o que ele é moralmente e espiritualmente falando. Portanto Centros espíritas que não aceitam pessoas que tenha relacionamento homoafetivo, não é um núcleo espírita e sim núcleo preconceituoso.

O Espiritismo não é contra o sexo. Pois sabemos que é o meio no qual nós seres humanos temos para nos reproduzir. Mas como temos nosso dever moral, não devemos ser pessoas promiscuas. Pessoas que pensam em sexo a todo instante, pessoas que não conseguem controlar o vício do sexo. Pessoas que são maliciosas, homens que não conseguem olhar para a palestrante jovem e bonita sem que pense em relações sexuais. Qualquer vício, seja qual for (apostas, fumo, bebida) só traz no final das contas, o arrependimento. E os espíritos maléficos utilizam os pontos fracos de cada pessoa para os obsediar (atormentar). Apenas nos dias de trabalhos mediúnicos e de tratamento espiritual, a abstenção de sexo é uma das normas estabelecidas pelos espíritos.

O Espiritismo não é contra técnicas alternativas.
Nossa doutrina não é contra a cromoterapia, piramidologia, entre outras técnicas. Apenas esclarecemos que não está dentro de nossa doutrina. Mas pode sim ser muito benéfico para aqueles que buscam cura e refazimento de energia.

O Espiritismo não é contra a Umbanda.
Apenas esclarece também, que a Umbanda é uma religião própria. Não podemos dizer que a Umbanda é espiritismo. Pois ela é uma religião tem a comunicação com os espíritos, acreditam na reencarnação e no progresso. Mas tem condicionamentos e fundamentos próprios que a Doutrina não tem. Como por exemplo a Defumação, Fumo de ervas, Altares com Santos. Mas graças a Deus a união entre as religiões está tão abrangente que os núcleos umbandistas estão abrindo as portas para o estudo das obras e da literatura espírita. O que será muito bom e esclarecedor.

O Espiritismo não é contra nada irmãos!
O espiritismo só não apoia a má conduta.
E o espírita de verdade não condena. Auxilia quando solicitado.
O Espírita não deve ser contra nada e nem contra ninguém.

O importante é seguir o que Jesus falou:
AMAI-VOS UNS AOS OUTROS ASSIM COMO EU VOS AMEI.

Temas abordados sob a visão espírita respeitosa a todas as religiões e filosofias.

GRUPO DE ESTUDOS AMIGOS DE CHICO XAVIER

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário